Siga a Look nas redes sociais:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Quatro dicas ao gravar web-vídeos, formato chave na estratégia de marketing digital

 

 

 

Você já deve ter percebido a importância do conteúdo audiovisual em sua estratégia de marketing digital. Se não, é só observar os números do YouTube. São impressionantes! Mais de 1,9 bilhão de usuários acessam a plataforma por mês. Diariamente as pessoas assistem mais de um bilhão de horas de vídeo. É muita coisa.

 

E os números vão além do YouTube. De 2014 a 2018 o consumo de vídeos na internet no Brasil cresceu 135%. No mesmo período o consumo de televisão aumentou apenas 13%. Esses dados são da Pesquisa Video Viewers, realizada pelo Google em parceria com o Instituto Provokers e a Box 1824. Clique aqui para ver todos os dados da pesquisa!

 

E por que o vídeo desperta tanto interesse? Primeiro que por ser um conteúdo visual, ele exige um esforço menor da audiência para consumi-lo. É mais fácil assistir um vídeo de um minuto no Instagram do que ler um post no blog de cinco parágrafos, por exemplo. Além disso, o vídeo tem a capacidade de despertar sentimentos, emoções e reações nas pessoas. Consequentemente o seu engajamento será naturalmente superior a outros formatos de conteúdo.

 

Já se convenceu a adotar o formato nas suas estratégias de marketing? Ótimo! Agora vamos listar quatro dicas para você gravar os seus vídeos de forma mais profissional. Anotem aí!

 

 

Conteúdo

 

A primeira delas não diz respeito a nenhum aspecto técnico. É óbvio, mas não podemos deixar de falar nele. Foque no conteúdo do seu vídeo. Vídeos com aspectos técnicos ruins, mas que possuam um bom conteúdo viralizam. Já vídeos gravados em 4k, mas que não tenha nada para mostrar irá ser um fracasso em sua estratégia. É interessante fazer um roteiro do seu conteúdo. Qual o objetivo? Para quem estou falando? Foque nas informações mais importantes e seja direto. Na internet o consumo da informação é rápida e o tempo precisa ser explorado da melhor maneira possível.

 

Luz

 

Assim como na fotografia, a luz é fundamental ao gravar vídeos e garantir uma boa qualidade de imagem. Se você for gravar com luz natural, em ambientes externos, cuidado com a direção da luz, procure sempre enquadrar o seu objeto na contraluz. Se tem condições de utilizar iluminação artificial, como led’s, o posicionamento delas é essencial. Cuidado com as sombras. Teste, varie o posicionamento dos led’s até encontrar a melhor iluminação para o seu quadro.

 

Equipamento

 

Hoje em dia você consegue resultados fantásticos de imagem gravando apenas com um celular. É importante você ter um tripé para estabilizar a imagem e dar um tom mais profissional. Também deve se preocupar com a qualidade do áudio e adquirir um microfone que atenda às suas expectativas.

 

Ambiente

 

Antes de gravar o vídeo, prepare o ambiente! Todo detalhe é importante. Grave um take e observe com atenção o cenário de fundo do seu vídeo. Já tivemos que regravar vídeos que o entrevistado estava perfeito, mas no fundo apareciam elementos que estavam completamente fora do contexto. A atenção redobrada reduz a chance de um retrabalho.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Quatro dicas ao gravar web-vídeos, formato chave na estratégia de marketing digital

August 8, 2019

1/8
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo